...

...

No ar: ...

...

Bem Vindo!


Mensagem do dia
Ensinamento mal recebido é ensinamento repetido. O tempo é também o grande caminho da alma. Jesus é o Mestre. E cada minuto pode ser o luminoso instante de aproveitar a luta para a construção da nossa felicidade eterna. - Emmanuel
Fraternal Web TV

Reflexões sobre a obra A Gênese de Kardec

Publicada em: 14/10/2022 21:54 - Wagner Ideali

A Doutrina Espírita começa com o Livro dos espíritos em abril de 1857, considerado o seu início, onde essa obra apresenta todos os seus princípios e fundamentos. 

Logo após, em janeiro de 1861, ocorreu o lançamento de O Livro dos Médiuns , como um tratado, um profundo estudo dos fenômenos mediúnicos e suas características. 

Em abril de 1864, os espíritos contemplam Kardec com o Evangelho segundo o Espiritismo, mostrando de forma lógica, profunda e clara, os principais ensinos do Mestre Jesus. 

Um ano depois, em agosto de 1865, temos a publicação  do livro Céu e Inferno, apresentando de forma clara, toda a justiça divina dentro dessa visão espiritual com profunda racionalidade e objetividade de um cientista.

Em janeiro de 1868, Allan Kardec publicou a primeira edição da obra pertencente ao chamado pentateuco espírita, a Gênese.

Outras obras complementares foram publicadas tais como: O que é o Espiritismo, O principiante Espirita, A Obsessão, e claro a importante Revista Espírita. 

A Gênese se tornou um marco, pois é uma obra para tirar todo o misticismo que por ventura poderia existir sobre a doutrina e apresentá-la como uma ciência experimental, e aberta a ser complementada com as futuras descobertas científicas. Tem por objeto o estudo de três pontos até então interpretados de maneira obscura pelos homens: a gênese, os milagres e as predições do Evangelho.

Kardec procurou destacar a interdependência do elemento espiritual com o elemento material, e, na ação simultânea desses dois princípios, nascem os fenômenos, que até então eram inexplicáveis pelas demais doutrinas, por desconhecerem a sua existência. 

Foi com a Gênese que ficou mais claro a existência do mundo espiritual e também as suas relações com o mundo material. 

Dentro dos 18 capítulos, os espíritos nos apresentam: o caráter da Revelação Espírita, a existência de Deus, o Bem e o Mal, a uranografia geral, as gênese: orgânica, espiritual e mosaica, além de importante estudo sobre os milagres e as predições. 

Podemos perceber que cada capitulo vai se completando ao anterior, formando uma estrutura lógica e objetiva como todas as obras do Mestre de Lion.

O Livro A Gênese é um marco importante na codificação do Espiritismo. Cada livro da codificação tem suas características e importância dentro da estrutura da doutrina e a Gênese nos apresenta uma linguagem tendo uma pitada de um texto científico, mas claro para qualquer pessoa entender, tratando assuntos delicados que antes eram vistos de forma muitas vezes fantasiosas e deixadas de lado por falta de uma explicação lógica.

O espírito Galileu, valendo-se da mediunidade do Astrônomo Camille Flammarion, transmitiu algumas comunicações sob o título de “Estudos Uranográficos”, que formariam, mais tarde, o cap. VI de A Gênese.

Como em todas as obras de Kardec, ele sempre procurou mostrar a união da ciência com a espiritualidade, mas foi na Gênese que ficou claro e patente essa necessidade. Essa magnífica obra, é iniciada conceituando o caráter da revelação espírita, a existência de Deus, e em seguida adentra um tratamento de aspectos científicos, encerrando a obra, com um estudo sobre os milagres e as predições realizadas por Jesus.

Como disse O prof. Herculano Pires: “... quando tiver alguma duvida mais profunda sobre o Espiritismo, recorra as obras da codificação” ...

Que Jesus nos abençoe hoje e sempre.


Wagner Ideali

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...